Use o marketing digital para torná-lo visível online e maximizar seus esforços e, finalmente, suas vendas.
Existem 3 perguntas-chave no mundo do marketing digital para novas start-ups, e todas têm a ver com visibilidade online e rastreamento de seus clientes para maximizar as vendas…
Como você leva as pessoas ao seu site? – Direcionar o tráfego
Como você garante que os mecanismos de pesquisa encontrem seu site? – Maximize seu SEO
Como você sabe quem foi ao seu site e maximizar seus esforços? – Use ferramentas de análise
O que é o Trânsito?
Tráfego são os visitantes do seu site. Eles são agrupados em diferentes segmentos, dependendo de como eles encontraram você. Conheça os tipos de tráfego que você normalmente verá usados em análises online:
Tipos de URL de tráfego direto , favoritos ou links de mídia que não são rastreados
Anúncios de exibição de tráfego de campanha, campanhas de e-mail, campanhas de mídia social (você pode criar uma tag de campanha para vincular a uma página de destino para rastrear isso)
Tráfego de pesquisa de mecanismos de pesquisa, incluindo pesquisa orgânica (definida abaixo) e paga
Tráfego de referência de outros sites que têm links diretos para seu site
Tráfego orgânico todo o tráfego que chega ao seu site como resultado de resultados de pesquisa não pagos.
Existem 3 resultados de tráfego principais que você pode medir:
A quantidade mostrará quantas pessoas acessam seu site
A qualidade demonstrará como seus visitantes se envolveram com seu site, incluindo a taxa de rejeição , que é quantas pessoas clicaram em sua página e depois a fecharam
E, finalmente, o custo do tráfego: quanto custou para você levá-los até lá e fazer alguma coisa? É aí que entra o CPA , que pode ser custo por aquisição ou custo por ação.
Então, agora que você tem uma compreensão do que é tráfego e o que você pode rastrear sobre os visitantes do seu site, aqui estão…
5 métodos de marketing digital para levar as pessoas ao seu site
Campanhas de mídia social
Você usa Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn? Essas plataformas têm maneiras intuitivas e fáceis de configurar campanhas publicitárias nas quais você pode determinar seu orçamento e definir sua meta. Você pode definir quem deseja alcançar, onde eles moram ou quais são seus interesses, para que você saiba que seu investimento está levando sua mensagem para onde precisa estar. No entanto, certifique-se de não confiar apenas nas mídias sociais.
Campanhas de e-mail
Você está construindo uma rede de contatos? Envolva-os atualizando-os sobre suas últimas ofertas, notícias e eventos, utilizando uma plataforma como o MailChimp .
Publicidade interativa
Os banners são baseados em imagem e não em texto e são uma forma popular de publicidade online. O objetivo disso é promover uma marca e/ou fazer com que os visitantes do site hospedeiro acessem o site do anunciante.
Parcerias on-line
O marketing de afiliados é um acordo pelo qual um varejista online paga comissão a um site externo pelo tráfego ou vendas geradas por suas referências. Empresas como eBay, Amazon, Not On The High Street e Shopify podem ser uma ótima opção para você maximizar seus negócios.
A construção de links envolve fazer com que outros sites façam links para o seu site, e é uma maneira brilhante de aumentar seu SEO. Otimizar isso envolve aumentar o número e a qualidade de seus links de entrada.
Marketing de busca
Otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) – conforme explorado abaixo, este é o processo de aumentar a visibilidade de um site ou página da web para os usuários de um mecanismo de pesquisa da web.
Publicidade paga por clique (PPC) – é um modelo de publicidade na Internet usado para direcionar o tráfego para sites, no qual um anunciante paga a um editor quando o anúncio é clicado.
Dicas de SEO para otimizar o conteúdo do seu blog para mecanismos de pesquisa
A otimização do mecanismo de pesquisa é incrivelmente importante para os profissionais de marketing. Quando você otimiza suas páginas da web – incluindo as postagens do seu blog – você torna seu site mais visível para as pessoas que estão inserindo palavras-chave associadas ao seu produto ou serviço por meio de mecanismos de pesquisa como o Google.
E esta é a pergunta de um milhão de dólares: como otimizar? Existem dois tipos de otimização, on-page e off-page.
Otimização na página, o que você pode fazer…
Aumente a frequência da frase-chave
Certifique-se de que suas palavras-chave/frase ocorram nos títulos <h1>, <h2>
Verifique se há coerência no texto âncora dos hiperlinks
Use uma marcação, como texto em negrito
Aumente a densidade da palavra ou frase (onde elas ocorrem próximas umas das outras em um bloco de texto)
Proximidade da frase para o início do documento e intervalo entre palavras-chave individuais
Inclua dados Alt em todas as suas imagens (que é uma breve descrição do que sua imagem mostra). NB A adição de texto alternativo às fotos é um princípio de acessibilidade na web; usuários com deficiência visual que usam leitores de tela receberão um atributo alt para entender melhor uma imagem na página, tags Alt serão exibidas no lugar de uma imagem se um arquivo de imagem não puder ser carregado e fornecerão melhor contexto/descrições de imagem para o mecanismo de pesquisa crawlers, ajudando-os a indexar uma imagem corretamente
Simplifique os metadados/tags do seu documento: título e descrição da página. NB Metadata é usado para descrever páginas individuais em um site, permitindo que os mecanismos de pesquisa entendam o que cada página retrata.
Otimização off-site, o que você pode fazer…
Incluir links em uma página de outros sites, o que é um bom indicador de relevância
Maximize suas chances de ganhar links naturais, que serão criados caso seu conteúdo seja útil e valorizado
Procure a qualidade do link, não a quantidade do link
Conduza uma estratégia proativa de criação de links, envolvendo:
Associações comerciais – quais organizações são financiadas por empresas que operam em seu setor?
Fornecedores e outros parceiros de negócios – quem são suas conexões profissionais?
Blogueiros – existem influenciadores que você pode aproveitar para promover seu produto ou serviço?
Redes sociais – em quais redes seus clientes e concorrentes operam?
Procure links diretos para páginas, produtos e artigos específicos, em vez de apenas para sua página de destino
Promova e interaja com outras empresas e clientes – quanto mais conteúdo gerado pelo usuário, como avaliações e comentários, melhor!
O que o Analytics pode lhe dizer sobre o desempenho de seus esforços?
O que você vai querer saber…
Quem já visitou seu site? Como eles se comportaram? De onde eles eram? Como eles te encontraram? Foi por meio de pesquisa, referência ou um link direto?
Um painel de análise informará:
Visitantes únicos
Visitantes únicos de SEO, mídia social
Como as pessoas encontram seu site: orgânico, referência, direto
Principais palavras-chave (sem marca)
Páginas mais visualizadas
Quais redes sociais estão enviando mais tráfego
Sites de referência (excluindo sites importantes como Google e redes sociais).
Painel de análise de SEOVisitantes únicos de SEOPalavra-chave principal (sem marca)Palavras-chave geográficasPalavras-chave relacionadas à sua principal palavra-chaveMotores de busca utilizados: Google, Yahoo, Bing…Páginas mais visualizadas de SEOCidades que encontram seu site por meio da pesquisa
Painel de análise de geografiaVisitas por cidadeVisitas por estadoVisitas por continenteCidades com tempos de carregamento lentos
Painel de análise móvelQual % de visitantes são móveisQuais dispositivos móveis eles estão usandoPrincipais conteúdos para celularConteúdo principal do iPadPrincipais conteúdos do iPhoneTempo médio no site para visitantes de dispositivos móveisTaxa de rejeição por dispositivo móvel
Painel de análise técnicaTempo médio de carregamento da páginaPáginas de carregamento mais lentasSistemas operacionais usadosTaxa de rejeição por navegadorTempo médio no localDias entre as visitas
Felizmente, você não precisa agrupar e numerar todos esses dados!
O Google Analytics é um serviço gratuito de análise da web oferecido pelo Google que rastreia e relata o tráfego do site, atualmente como uma plataforma dentro da marca Google Marketing Platform. A ferramenta registra várias atividades de seus usuários quando visitam seu site, juntamente com os atributos (como idade, sexo, interesses) desses usuários.
Cyfe
Cyfe é um negócio on-line completo. Cyfe integra todas as suas análises de marketing online em um painel, ajudando você a ver todas as suas informações em um só lugar. Você pode ver dados históricos, obter relatórios em tempo real e integrar fontes de dados personalizadas, como widgets ou APIs personalizados e muito mais.
Painel de mixagem
Mixpanel é uma plataforma de análise móvel e web avançada confiável. É aclamado por ser simples, porque você não precisa escrever consultas SQL. Ele ajuda você a rastrear ações (em vez de visualizações de página) e também vem com recursos de análise preditiva. Portanto, o Mixpanel ajuda você a medir e prever quais ações as pessoas realizam em seu aplicativo, seja no iOS, Android ou web.
Moz Pro
O Moz Pro é uma plataforma de análise e desempenho de SEO, criada por especialistas do setor, que fornece dados e ferramentas inteligentes para ajudar profissionais de marketing e SEO a gerar insights acionáveis. Pode ser seu conjunto completo de ferramentas de SEO.
SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta de análise competitiva que permite que você veja de perto o que seus concorrentes estão fazendo online, para que você possa ajustar sua estratégia para vencê-los nos rankings de busca. Um conjunto completo de ferramentas de marketing, o SEMrush permite monitorar sua marca (e as marcas de seus concorrentes), contas de mídia social e muito mais.
Definição de metas – que ação você deseja que seus clientes tomem?
Você deseja que o tráfego que visita seu site conclua um conjunto de ações para atingir seu objetivo de marketing. Para fazer isso, você precisa deixar claro quais ações deseja que seus clientes tomem.
Contato para consulta geral, telefone, e-mail, visita
Agende um test drive de consulta, teste de visão
Consuma conteúdo de stream, leia notícias
Clique nos anunciantes
Preencha um formulário de pedido on-line, formulário de inscrição
Assinar boletim informativo
Inscreva-se para associação de avaliação, assinatura
Baixe algo app, folheto, white paper, calendário
Adicionar ao carrinho, lista de desejos, lista de observação
Muitas empresas on-line lutam para encontrar maneiras inovadoras de aumentar o tráfego para um site . Como pode ser um desafio saber quais métodos funcionam bem para obter resultados positivos e quais são estratégias cansadas, listamos abaixo algumas opções orgânicas e pagas que geram ótimos resultados quando se trata de aumentar o tráfego para um site.
Faça uma pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é uma prática que os profissionais de mecanismos de pesquisa usam para encontrar termos que geralmente são inseridos pelos usuários em mecanismos de pesquisa populares quando estão em busca de produtos, serviços ou informações gerais. As palavras relacionadas a essas consultas podem ser aproveitadas e usadas no conteúdo da Web para segmentar consumidores e rastrear mecanismos de pesquisa organicamente. Além de usar palavras-chave em cópia, elas sempre podem ser usadas em meta descrições, título da página, URL e cabeçalhos.
Aqueles que precisam de ajuda com a estratégia de palavras-chave devem considerar a contratação de um especialista em SEO para oferecer informações valiosas, realizando auditorias e identificando problemas em que seu site pode melhorar.
Crie conteúdo memorável
Embora a postagem de conteúdo regular seja um ótimo hábito, você precisa garantir que sua cópia seja memorável para cortar as opções expansivas já disponíveis na Internet. Esse tipo de ruído não só ajuda a aumentar o tráfego, mas também auxilia no estabelecimento de um melhor vínculo com seu público.
Mantenha-se ativo em seus feeds sociais
O uso de plataformas de mídia social variadas é uma ótima maneira de atrair visitantes. No entanto, o tráfego do site depende de elementos como:
O compartilhamento de conteúdo postado por meio de plataformas de mídia social
A interação de negócios com seguidores por meio de respostas e/ou repostagem de conteúdo por meio de marcação
O uso de hashtags relevantes
A promoção de novos conteúdos através de links
Anuncie digitalmente
Quer você endosse um novo produto por meio de pesquisa paga, mídia social ou anúncios gráficos, a publicidade paga por clique é uma maneira eficiente de aumentar o tráfego para seu site. Embora alguns usuários possam bloquear anúncios, já que você paga apenas quando seu anúncio é clicado, você pode facilmente ficar dentro de um orçamento e atrair o público certo para clicar e comprar.
Envie boletins informativos
O marketing por e-mail é um dos meios mais eficazes de aumentar o tráfego na web… especialmente se sua empresa estiver hospedando uma venda ou lançando um novo produto. Aqui estão algumas práticas que funcionam bem para quem envia e-mails regulares:
Certifique-se de incluir informações atraentes na linha de assunto e no corpo de seus e-mails
Insira links e botões para permitir que os compradores cliquem facilmente
A compatibilidade com dispositivos móveis é essencial
Adicione toques de personalização
Aproveite o tempo para garantir que seu e-mail seja visualmente atraente e bem projetado
Iniciar uma agência de marketing digital desde o início sem experiência é difícil, mas não impossível. Há um longo processo a seguir para passar do nada a ter um negócio de marketing digital estabelecido com clientes e funcionários.
Não é fácil, mas nada impede você de torná-lo realidade e entrar no excitante mundo do marketing digital como prestador de serviços.
Comecei minha empresa de marketing digital em 2012, depois de dez anos trabalhando como freelancer de SEO em meio período. A transição de freelancer em meio período para proprietário de uma empresa em período integral criou muitos desafios, mas também oportunidades.
Durante o processo, cometi muitos erros, mas também aprendi algumas lições valiosas que me ajudaram a melhorar meus processos e ofertas e chegar ao ponto de ter um negócio de marketing online saudável e bem-sucedido.
Eu escrevi este guia para ajudá-lo a iniciar sua própria agência de marketing digital do zero e possivelmente evitar os erros que cometi, minimizar seus riscos e maximizar suas chances de acertar na primeira vez.
O marketing digital é um bom negócio para começar?
Antes de entrarmos em detalhes, deixe-me explicar brevemente por que uma agência de marketing digital é um bom negócio para começar.
Há uma alta demanda por serviços de marketing digital – O número de empresas que movem suas operações online está aumentando dia a dia e a concorrência também. Mais concorrência significa mais demanda por serviços de marketing digital .
Você pode operar uma agência de marketing digital em casa usando equipes remotas – Uma das vantagens de iniciar uma agência de marketing digital é que você não precisa ter uma presença comercial física.
Todas as operações podem ser realizadas remotamente usando e-mail e Skype. Como proprietário de uma empresa, você também pode minimizar seus custos trabalhando em casa e contratando equipes remotas para ajudá-lo.
Você não precisa ter experiência anterior – Embora ter experiência anterior com SEO e marketing digital seja definitivamente uma vantagem, você pode gradualmente desenvolver suas habilidades de marketing digital usando um curso online e praticar em seus próprios sites antes de oferecer serviços aos clientes.
Seja seu próprio chefe – Se você quer fugir das 9h às 17h e começar seu próprio negócio, tornar-se um gerente de marketing digital é uma ótima escolha.
É um negócio escalável – Você pode começar seu negócio fornecendo os serviços por conta própria e, à medida que conseguir mais clientes, poderá contratar mais pessoas e expandir seus negócios.
É um negócio de baixo custo para começar – Você não precisa fazer um grande investimento desde o início. Tudo o que você precisa é de uma conexão com a Internet, assinaturas de algumas ferramentas e um site. Qualquer outra coisa (espaço de escritório, funcionários, etc) pode vir mais tarde, à medida que o negócio cresce.
Como abrir uma agência de marketing digital
Estes são os principais passos a seguir ao iniciar sua própria agência de marketing digital.
Desenvolva suas habilidades de marketing digital e autoconfiança
Decida que tipo de serviços oferecer
Decida como você planeja operar seu negócio
Registre seu negócio
Estabeleça sua presença na web
Mostre sua experiência e conhecimento
Escolha as ferramentas certas
Defina seu modelo de negócios
Conquiste seu primeiro cliente
Comece um blog de marketing digital
Construa seu portfólio
Crie seus processos
Monte sua equipe de marketing digital
1. Desenvolva suas habilidades de marketing digital e autoconfiança
O primeiro passo é desenvolver as habilidades e a autoconfiança necessárias para administrar uma agência de marketing digital. Isso pode ser dividido em três áreas:
Habilidades técnicas de marketing digital
Habilidades de gestão de negócios
Habilidades de autoconfiança
Habilidades de marketing digital
Obviamente, se você deseja iniciar uma agência de marketing digital, precisa desenvolver suas habilidades de marketing digital .
Isso significa que você precisa saber o que é marketing digital , como funciona e como fazer campanhas para aumentar o tráfego e as vendas do seu cliente, utilizando um ou mais canais de marketing digital.
O marketing digital tem muitos componentes e, embora você não precise saber tudo desde o primeiro dia, precisa ter um bom conhecimento do seguinte:
SEO
Publicidade do Google
Marketing do Facebook
Marketing de mídia social
Marketing de conteúdo
Marketing de email
À medida que sua agência cresce, você pode montar sua equipe de marketing digital e contratar especialistas, mas se você está começando agora sem experiência e dinheiro, é importante saber como executar essas tarefas sozinho.
Este é realmente um fator crítico de sucesso. Nos estágios iniciais do seu negócio, você precisa minimizar seus custos e também a dependência de outras pessoas.
Você precisa ter experiência prática com os vários processos de marketing digital para que, eventualmente, descubra o que funciona bem (em termos de dinheiro e clientes) e onde precisará de ajuda.
A melhor maneira de dominar uma habilidade é aprender a teoria e as melhores práticas de especialistas estabelecidos e praticar bastante.
O marketing digital é uma disciplina altamente prática e não basta saber o básico que você precisa para ganhar a experiência necessária praticando o marketing digital.
Como proprietário de uma empresa, você terá que fazer essas coisas desde o início e provavelmente por um longo período de tempo até chegar a um ponto em que possa contratar pessoas dedicadas.
Habilidades de autoconfiança
Você não pode administrar um negócio se não estiver disposto a correr alguns riscos. Para assumir riscos você precisa ter autoconfiança e para ganhar autoconfiança no setor de marketing digital, você precisa ter fé em suas habilidades.
Se você iniciar esse negócio sem saber exatamente quais etapas seguir para melhorar a classificação de um site ou como usar a publicidade para obter mais clientes para seus clientes, você falhará.
Portanto, antes de começar a atender clientes (como freelancer ou agência de marketing digital), você precisa ter experiência de trabalho trabalhando em uma agência estabelecida ou em seus próprios sites.
Quando você chegar a um ponto em que poderá utilizar técnicas de marketing digital para obter resultados mensuráveis reais, saberá que está pronto para se tornar um provedor de serviços.
Não se esqueça de que existem milhares de profissionais e agências de marketing digital no mercado e os clientes provavelmente receberão várias propostas e farão várias entrevistas antes de tomar uma decisão de contratação.
A confiança ajudará você a se destacar da multidão, portanto, certifique-se de se equipar com o conhecimento, as habilidades e a experiência necessários antes de dar o grande passo.
2. Decida que tipo de serviços oferecer
O próximo passo é decidir que tipo de serviços de marketing digital oferecer aos seus clientes em potencial. Uma agência de marketing digital de serviço completo normalmente oferece os seguintes serviços:
Serviços de marketing de conteúdo (escrita de conteúdo incluída)
Serviços de marketing de mídia social
Serviços de e-mail marketing
Serviços de otimização de conversão
Como uma startup, será muito difícil oferecer todos esses serviços desde o início, então é melhor escolher aqueles que correspondem às suas habilidades.
Por exemplo, se você é um especialista em SEO, pode começar fornecendo apenas serviços de SEO e, à medida que aumenta sua base de clientes e ganha mais dinheiro, pode adicionar mais serviços à sua oferta.
Lembre-se de que seu objetivo nesta fase é manter seus custos baixos e depender de suas habilidades. Se você tentar fazer o serviço completo desde o primeiro dia, há uma grande chance de se perder no processo.
Pela minha experiência, os serviços que podem gerar mais receita para você são aqueles que fornecem valor monetário real aos clientes e são serviços de SEO e PPC.
3. Decida como você planeja operar seu negócio
A próxima decisão a tomar é como você planeja operar seu negócio.
Você tem três opções:
Como uma empresa virtual em casa e contratando equipes remotas
Como um ‘negócio tradicional’ com um escritório e funcionários locais
Uma combinação de ambos
Todas as três opções têm seus prós e contras e sua decisão deve levar em consideração os custos e a localização de seus clientes em potencial.
Por exemplo, se você planeja atender clientes em uma cidade específica, ter uma presença física na área ajudará você a estabelecer sua marca e obter mais clientes locais.
Se você planeja atender clientes em qualquer lugar do mundo, ter um escritório físico só aumentará seus custos mensais.
De fato, uma das vantagens de iniciar sua própria agência de marketing digital é que você pode operar seu negócio em casa com funcionários remotos. Muitas empresas online e SaaS seguem esse modelo e é o futuro dos negócios.
À medida que você aumenta seu portfólio de marketing digital , você pode considerar a contratação de funcionários locais, mas eles também podem trabalhar em seus escritórios em casa, portanto, não há necessidade de pagar aluguel e outras despesas do escritório.
O que você precisa fazer é encontrar um lugar em sua casa e configurar seu escritório em casa. Pode ser uma sala separada ou uma área da sua casa que você usará para trabalhar. Além disso, como você trabalhará on-line, precisará garantir a melhor conexão à Internet possível.
4. Registre sua empresa
Antes de prosseguir com os próximos passos, é hora de oficializar. E com isso quero dizer:
Decida o nome do seu negócio
Registre seu nome de domínio
Desenhe seu logotipo
Registre sua entidade legal comercial junto às autoridades competentes
Obtenha um número sem ferramentas
Encontre um contador e auditor
Procure um advogado
Crie cartões de visita
É necessário fazer isso agora e juntar todas as peças mesmo que você não vá usar todas desde o início.
5. Estabeleça sua presença na web
O primeiro passo acionável na lista é estabelecer sua presença online começando com a criação de um site para sua empresa.
O site é a ‘porta da frente’ do seu negócio de agência, então você precisa ter certeza de que ele representa sua marca com precisão.
Seu site precisa ter uma aparência profissional e fornecer aos clientes em potencial todas as informações necessárias para decidir se devem ou não contratar sua empresa.
Além de explicar quem você é e o que faz, certifique-se de explicar os benefícios que os clientes obterão ao contratá-lo. Não faça seu site sobre você, mas sobre eles.
Crie páginas de destino dedicadas para todos os seus serviços e certifique-se de que é fácil para os clientes em potencial entrar em contato com você sem fazer muitas perguntas ou ter que preencher formulários de inscrição complexos.
Seu objetivo é obter o maior número possível de leads, filtrá-los e se concentrar naqueles que têm mais chances de se tornarem clientes.
Além de criar um site, você também precisa proteger o nome da sua marca em todas as principais plataformas (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc) e criar páginas de negócios.
Não omita esta etapa, porque os clientes verificarão sua página no Facebook e pesquisarão mais sobre sua empresa antes de contratar, então você precisa ter certeza de que tudo parece bom e profissional.
Além disso, registre sua empresa em sites como Crunchbase e outras organizações (locais, governamentais) que podem ajudar a provar sua existência legal.
Como fazer um site – um guia passo a passo sobre como criar um site para o seu negócio.
6. Mostre sua experiência e conhecimento
Como veremos a seguir (etapa 9), um dos aspectos mais difíceis de administrar uma agência de marketing digital é encontrar novos clientes. Mas, um aspecto igualmente importante é estar em condições de convencer potenciais clientes a trabalhar com você.
A melhor maneira de fazer isso é demonstrando sua experiência e conhecimento.
Praticamente isso significa:
Uma página ‘sobre nós’ que conta sua história e conquistas
Histórias de sucesso
Estudos de caso
Credenciais acadêmicas
Empresas conhecidas para as quais você trabalhou
Experiência anterior de trabalho
Depoimentos de clientes
Acordos de parceria
Certificações
Menções de outros sites
Se você está começando agora sem experiência, é normal que alguns dos itens acima não se apliquem a você, mas mantenha-os em sua lista de tarefas e tente alcançá-los gradualmente.
Por exemplo, faça algum trabalho no site comercial de um amigo e peça a ele que envie uma avaliação ou obtenha algumas certificações de marketing digital de empresas respeitáveis.
Use os resultados alcançados trabalhando em seus próprios sites e mostre-os como estudos de caso no site da sua empresa.
Faça alguns guest posts em sites respeitáveis e mencione isso em sua página inicial.
Seja honesto sobre sua experiência de trabalho e publique apenas análises reais e estudos de caso. Iniciar um relacionamento comercial com um cliente com base em avaliações falsas não é a maneira de estabelecer um negócio de sucesso.
7. Escolha as ferramentas certas
Para administrar sua agência digital com eficiência, você precisará de muitas ferramentas. Na verdade, pagar por licenças de ferramentas será sua segunda maior despesa depois do pagamento de salários.
Você precisará de ferramentas para ajudá-lo a otimizar suas campanhas de marketing digital, criar relatórios para os clientes, faturamento, contabilidade e muito mais.
Existem muitas ferramentas no mercado para escolher, mas o que você precisa ter em mente é selecionar ferramentas que ofereçam recursos que você realmente usará e não recursos que são bons de se ter.
É muito comum que as empresas paguem por recursos de software que nunca usarão, portanto, escolha com sabedoria.
Não se esqueça que você deve se inscrever em ferramentas que você pode usar em seu próprio site, mas também nos sites de seus clientes, então leve isso em consideração ao comparar o custo de licenciamento de cada ferramenta.
A primeira ferramenta que você precisa é uma plataforma de marketing digital como SEMRUSH, Ahrefs, Hubspot, Moz.
Essas plataformas têm ferramentas que podem ajudá-lo com SEO, marketing de conteúdo, marketing de mídia social e gerenciamento de campanhas PPC.
Estou usando o SEMRUSH porque é uma excelente plataforma tudo-em-um com ótimos recursos e preços razoáveis, mas as outras ferramentas mencionadas acima são boas para o trabalho.
Outras ferramentas pagas que você precisará são:
Software de geração de leads – Estou usando o Optinmonster para aumentar minha lista de e-mail e melhorar as taxas de conversão. É muito fácil de usar com muitos recursos.
Solução de Email Marketing – Estou usando o MailChimp para meu site e muitos sites de clientes, mas existem outras boas soluções como Drip, Constant Contact, Klayvio e muito mais.
Grammarly – Uma ferramenta obrigatória para todos os negócios online. Ele ajuda você a evitar erros de ortografia e gramática em qualquer coisa que você escreve online (incluindo e-mails, propostas, etc).
Canva – Mais cedo ou mais tarde você vai precisar de uma ferramenta para criar gráficos e apresentações bonitos e o Canva é uma ótima escolha.
Outras ferramentas gratuitas que você precisará são:
Minha recomendação é decidir quais ferramentas você usará e passar algum tempo aprendendo como usá-las e quais recursos elas oferecem. Depois de começar a trabalhar com os clientes, seu tempo será limitado, por isso é melhor se familiarizar com essas ferramentas com antecedência.
8. Defina seu modelo de negócios
O próximo passo no processo é definir seu modelo de negócios, ou seja, decidir como você cobrará por seus serviços.
Os modelos de negócios mais populares para agências de marketing digital são:
Por hora
Por projeto
Taxa mensal
Por hora – Você cobra uma taxa horária por seus serviços. A taxa varia de $ 30 por hora a $ 120 por hora, dependendo da sua experiência, localização do cliente, tipo de negócio, tipo de serviços que você fornece e complexidade do trabalho.
Por projeto – Você faz um acordo com o cliente em um valor fixo para concluir o projeto. Se suas estimativas estiverem corretas, você terá lucro, mas se fizer estimativas erradas, poderá acabar perdendo.
Mensalidade – O cliente paga uma taxa mensal pelos serviços contratados. Isso geralmente é aplicável para serviços mensais de SEO, gerenciamento de PPC e gerenciamento de mídia social.
O modelo mais lucrativo é o ‘mensal’ e o menos lucrativo é o ‘por hora’.
Para novas agências, minha recomendação é começar com o modelo ‘por hora’ ou ‘por projeto’. Não é o modelo mais lucrativo, mas seu objetivo nesta fase é conseguir novos clientes e construir seu portfólio rapidamente e o modelo ‘por hora’ permite que você ajuste sua taxa horária para ser atraente para novos clientes.
9. Conquiste seu primeiro cliente
Até agora, discutimos como preparar o terreno para sua agência de startups, mas para realmente se tornar um negócio real, você precisa de clientes. Um negócio sem clientes é apenas uma ideia e não um negócio.
Amigos e familiares – É muito provável que seus amigos e familiares tenham uma empresa ou trabalhem para uma empresa que pode usar serviços de marketing digital.
Entre em contato com eles e ofereça-se para ajudá-los em seus esforços de marketing digital. Dê uma olhada em seu site com antecedência e suas táticas de marketing e crie um plano sobre como você pode ajudá-los a obter mais clientes, melhorar sua presença na pesquisa e, em geral, fazer mais vendas.
Como esta é sua primeira ‘proposta oficial’, tente torná-la o mais detalhada possível com objetivos específicos.
Explique a eles por que eles precisam investir algum dinheiro para melhorar seu site, por que eles precisam ter páginas de mídia social ativas, como eles podem se beneficiar dos anúncios do Google, as oportunidades perdidas por não usar o marketing por e-mail e qualquer outra coisa necessária para convencê-los a contratá-lo como seu consultor de marketing digital.
Certifique-se de que seus preços nesta fase sejam atraentes para eles. Seu objetivo não é começar a lucrar, mas construir seu portfólio.
As lições aprendidas ao trabalhar em seu primeiro cliente serão inestimáveis e o ajudarão tremendamente ao trabalhar com seu primeiro cliente real .
Quadros de empregos online – outra maneira de conseguir seu primeiro cliente é usar sites de busca de emprego como Upwork e PeoplePerHour . Esses sites têm centenas de vagas de emprego relacionadas ao marketing digital e podem ser um bom ponto de partida.
Algumas dicas para te ajudar:
Certifique-se de que, ao responder a uma solicitação de emprego, responda a TODAS as perguntas levantadas na postagem. Leia atentamente a descrição do trabalho e explique seu plano de ação.
Responder rápido. Um anúncio de emprego nesses sites recebe muitas respostas em questão de horas e, geralmente, o trabalho é atribuído àqueles que respondem primeiro.
Seja honesto e faça promessas realistas
Mantenha seus preços baixos
10. Comece um blog de marketing digital
Enquanto estiver trabalhando em seu primeiro cliente, você deve encontrar algum tempo para iniciar seu próprio blog. Um bom blog com conteúdo útil é de longe a MELHOR ferramenta de geração de leads para uma agência de marketing digital.
É a maneira mais eficiente de obter novos leads e, ao mesmo tempo, convencer seus clientes em potencial de que você sabe o que está fazendo,
Quando os clientes te encontram na busca do Google, você não precisa se ‘vender’, eles já sabem que você é capaz de ranquear os sites no topo do Google e isso ajuda muito no processo de cadastro.
Ao criar conteúdo para o seu blog, tente segmentar palavras-chave relacionadas ao tipo de serviço que você está oferecendo atualmente e que os clientes em potencial podem pesquisar.
Para você ter uma ideia de quão poderosa é essa técnica, o blog tem sido a principal fonte de leads para minha agência nos últimos 10 anos. Conseguimos trabalhar com centenas de clientes em todo o mundo sem pagar um dólar em publicidade.
Na verdade, o crescimento do seu blog deve ser sua principal prioridade, porque à medida que seu blog cresce, sua agência também cresce. Não ter dependência de publicidade também ajudará você a transformar sua empresa em um negócio lucrativo mais rapidamente.
Recursos para aprender mais Como iniciar um blog – um guia para iniciantes em blogs.
11. Construa seu portfólio e depoimentos de clientes
Quando chegar a esse ponto, seu objetivo deve ser continuar construindo seu portfólio e depoimentos de clientes.
Para construir seu portfólio rapidamente, você ainda terá que fornecer serviços a um custo baixo, mas obter depoimentos e avaliações positivas de clientes o ajudará a registrar mais e maiores clientes no futuro.
A razão pela qual estou insistindo nesse ponto é que, embora seja fácil conseguir novos clientes com baixos orçamentos de marketing para garantir clientes com grandes orçamentos que podem gerar bons lucros, você precisa ter um portfólio decente e avaliações de clientes anteriores.
Eu sei por experiência que isso levará tempo, então não fique desapontado, mas vá passo a passo, um cliente de cada vez.
12. Crie seus processos
À medida que você aumenta sua agência de marketing digital e obtém mais clientes, chegará a um ponto em que não poderá lidar com todos os projetos sozinho.
Essa é a hora de considerar a contratação de pessoas para ajudá-lo, mas antes disso, você precisará configurar seus processos.
Por processos, queremos dizer ter um conjunto de SOPs (procedimentos operacionais padrão) para documentar todas as etapas que você executa para executar uma tarefa específica. Isso inclui o processo de integração do cliente e todos os serviços que você está oferecendo.
É importante fazer isso agora antes de contratar novas pessoas, caso contrário, você perderá muito tempo valioso explicando à sua equipe como deseja que eles lidem com o trabalho do cliente.
Use sua experiência atual trabalhando com clientes e passe algum tempo criando modelos de e-mail, modelos de proposta, relatórios personalizados e listas de verificação que qualquer pessoa pode seguir para realizar uma tarefa específica.
Mantenha as coisas simples e não complique demais as coisas. Você pode criar seus processos usando o Google Docs e o Gmail e organizá-los em pastas.
13. Monte sua equipe de marketing digital
Quando você chega a um ponto de ter que contratar novas pessoas, significa que você já tem vários clientes, já está lucrando e seus processos estão prontos.
Se você ainda não está nesse estágio, minha recomendação é não contratar pessoas agora, a menos que tenha fundos para assumir o risco.
Conseguir que novas pessoas se substituam é complicado e algo que muitos donos de agências de marketing digital (inclusive eu), tiveram muita dificuldade em executar no início.
Algumas dicas para te ajudar nesse processo:
Comece contratando pessoas para tarefas fáceis de executar – Explique aos seus funcionários o que você espera que eles façam e documente todas as etapas. Refine seu processo (criado na etapa anterior) para que eles sejam atualizados e relevantes.
Comece contratando freelancers em vez de funcionários em tempo integral – Isso ajudará você a manter seus custos baixos e oferecer mais flexibilidade. Você pode usar a ajuda extra quando necessário e por projeto.
Dê a eles um projeto piloto para trabalhar – nem sempre é fácil entender quais habilidades um freelancer tem, então a melhor maneira de descobrir se eles são adequados para sua equipe é contratá-los para um projeto piloto antes de prosseguir para um projeto completo. contratação de tempo. Isso vai poupar muito dinheiro e frustração de contratar as pessoas erradas.
Uma agência de marketing digital é um ótimo negócio para começar. Você pode prestar serviços no conforto da sua casa, pode ser seu próprio patrão e é um negócio que pode escalar sem precisar de muito capital.
Embora isso pareça fantástico, há algumas coisas a serem consideradas antes de tomar a decisão de se tornar um provedor de serviços de marketing digital.
A primeira coisa é que você precisa saber o que está fazendo. Se você é novo no marketing digital, antes de se apressar em criar um negócio, primeiro precisa desenvolver suas habilidades e ganhar experiência de trabalho.
Comece fazendo marketing digital em seus próprios sites e experimente diferentes técnicas até ter claro em sua mente o que está funcionando e o que não está.
Quando chegar a um ponto em que você tenha alguns resultados reais, também terá confiança para oferecer seus serviços a outras pessoas.
Comece devagar, não tente oferecer todos os serviços desde o primeiro dia e não expanda muito rápido. Construa seu portfólio passo a passo, um cliente de cada vez.
Quando chegar a hora de contratar novas pessoas, certifique-se de que seus processos já estão em vigor e construa sua equipe gradualmente. Contratar funcionários remotos não é fácil e você pode ter que experimentar vários candidatos até encontrar pessoas que possam trabalhar com você em equipe.
Construir e crescer um blog deve sempre ser sua principal prioridade. Os blogs vão te ajudar a conseguir novos clientes, sem pagar por publicidade e isso pode gerar enormes vantagens para o seu negócio.
Por último, não se esqueça do lema ‘o cliente tem sempre razão’. Dê aos seus clientes a atenção que eles merecem e transforme-os em clientes recorrentes. Dessa forma, você minimizará o custo de aquisição de novos clientes, aumentará seu lucro e dimensionará seus negócios mais rapidamente.
Com o mundo se tornando digital, agora é o momento certo para iniciar uma agência de marketing digital.Por
Hoje em dia, uma empresa que está tentando sobreviver no mercado inundado de hoje simplesmente não pode se dar ao luxo de existir sem estratégias eficazes de marketing digital . É aqui que iniciar uma agência de marketing digital real pode ser a jogada certa.
Todo mundo vai recorrer aos seus serviços para ajudá-los na classificação, alcance e visibilidade, certo?
Bem, isso é apenas se você se comprometer a construir uma agência de marketing digital de sucesso.
Agora, você não precisa começar oferecendo todos os serviços do marketing digital, mas um pacote completo o colocaria na direção certa. Aqui estão algumas práticas que podem afetar consideravelmente o seu sucesso.
1. Continue entrando em contato com clientes em potencial
Não importa onde você esteja com sua agência de marketing digital; o que a ajudará a crescer é a prospecção contínua. Neste negócio, não existe “prospectos suficientes”. Quanto mais clientes em potencial você segmentar, mais ofertas você receberá. E quanto mais ofertas você receber, mais dinheiro e sucesso surgirão no seu caminho.
Tenha em mente que você nunca quer parecer desesperado ao chegar ao seu mercado-alvo. Não há problema em perder um cliente em potencial ou decidir que não quer trabalhar com ele. Às vezes, você simplesmente precisa ser seletivo em prol do seu bem-estar e do futuro do seu negócio. Dito isto, se uma determinada perspectiva não parece ser uma boa combinação, não é o fim do mundo.
Existem muitas estratégias de prospecção diferentes que você pode usar para impulsionar sua agência de marketing digital. É importante tentar o máximo que puder até chegar a uma estratégia que funcione melhor para você e sua empresa.
2. Atraia os clientes em potencial com uma ótima oferta
À medida que você continua segmentando seus clientes em potencial e alguns deles retornam para você, é importante atraí-los com uma oferta que eles não gostariam de recusar. Lembre-se de que esses clientes em potencial têm muitos profissionais de marketing segmentando-os. Só porque você conseguiu estabelecer um contato não garante um negócio fechado.
A coisa sobre o marketing digital é que a maioria dos profissionais de marketing e agências hoje pedem um pagamento adiantado para fazer o trabalho. Na verdade, isso é bastante lógico, considerando que os projetos de marketing digital levam tempo e esforço para mostrar resultados verdadeiros. Ainda assim, isso não garante aos empresários que receberão o trabalho pelo qual estão pagando.
Você pode encontrar sua oferta irresistível ali mesmo; por exemplo, um período de teste gratuito ou com desconto para SEO ou anúncios pagos pode ser uma boa maneira de mostrar os recursos da sua agência. Gerar leads de graça por um período mais curto pode ser outro tipo de oferta difícil de passar também.
Isso mostrará aos empresários que você administra uma agência séria, profissional e confiante. Quando você entrega essas ofertas iniciais, é muito mais provável que eles continuem a contratá-lo para projetos de longo prazo.
3. Concentre-se na entrega em vez de prometer demais
Todos nós queremos nos vender para nossos clientes em potencial, mas fazer isso prometendo demais pode prepará-lo para o fracasso. Ao explicar a estratégia ao seu cliente, é melhor minimizar suas expectativas.
Por exemplo, você pode conseguir a classificação de SEO desejada para o site deles em 3 meses, mas explique a eles que pode levar até 6 meses para chegar a esse ponto. E quando você fizer a marca após 3 meses (ou em qualquer lugar menos de 6), seu cliente ficará impressionado com a entrega e permanecerá feliz com sua agência de marketing digital.
4. Comece dominando completamente um nicho
Como agência de marketing digital, seu objetivo é planejar e executar campanhas de marketing para os clientes sem muita preocupação com o nicho deles. Você obterá informações sobre esses nichos à medida que avança.
Mas para uma agência de marketing digital de startup, seria muito benéfico ter pelo menos um nicho específico totalmente dominado.
Quando você fala a linguagem do nicho e mostra seu interesse por ele, os clientes desse nicho estarão mais inclinados a escolher sua agência. Ele também ajuda você a entrar nos mínimos detalhes das lutas específicas desse cliente no mercado, oferecendo assim soluções melhores.
5. Terceirize a parte do grunhido
Você não precisa fazer todo o trabalho sozinho. Mesmo que você tenha seus funcionários regulares, eles não precisam desperdiçar seu tempo e esforço em tarefas improdutivas e servis.
A beleza do marketing digital é que tudo é feito online. Portanto, você também pode encontrar assistência online para alguns trabalhos pesados. Trabalhar com freelancers ou assistentes virtuais em assuntos como esses economizará muito tempo e dinheiro para que você possa se concentrar em assuntos mais urgentes. Também é possível usar outras empresas para suas APIs de marketing digital ou outras soluções relevantes para facilitar e agilizar seu trabalho.
6. Preste atenção ao que o cliente lhe diz
A maioria dos empresários de hoje entende que precisa de marketing digital, mas provavelmente não entende nada sobre isso. As chances são de que eles sabem o que precisam para alcançar seus próprios objetivos.
Portanto, se um cliente lhe disser que deseja obter mais clientes para poder contratar mais pessoas e ter mais tempo livre para si mesmo, não tente lançá-lo com conversas sobre SEO, Google e anúncios de mídia social . Eles são mais propensos a responder a você positivamente se você mostrar compreensão da situação deles e explicar a eles com suas próprias palavras que você pode fazer o objetivo deles acontecer.
7. Ofereça diferentes habilidades de marketing
Como mencionado, vários aspectos e habilidades diferentes entram no vasto termo que é o marketing digital. Não é necessário iniciar sua agência de marketing digital oferecendo todas as habilidades, mas algumas são mais eficazes do que outras quando se trata de criar um nome para sua agência e expandi-la a partir daí.
Para começar, faça questão de que sua agência de marketing digital ofereça anúncios de SEO, geração de leads, AdWords e mídia social
8. Manter relacionamentos de longo prazo com os clientes
Um cliente pode mudar de ideia a qualquer momento e dizer que simplesmente não quer mais que você veicule anúncios para eles ou que não precisa de seus serviços de SEO. Nesses casos, honestamente, não há muito o que fazer, a menos que você prepare uma estratégia para manter o cliente a longo prazo com antecedência.
Como você está gerando leads e classificando os sites que você possui para aumentar o SEO do cliente, você sempre pode manter esses leads e sites assim que eles decidirem cortá-lo. Afinal, eles são sua propriedade. Você também pode criar backlinks de alta qualidade que os sites com os quais você está trabalhando simplesmente não podem perder.
9. Pagamentos eletrônicos até o fim
O que você está fazendo administrando uma agência de marketing digital e pedindo cheques escritos de seus clientes?
Pense nisso – se eles tiverem que preencher um cheque todo mês pelos seus serviços, eles estarão mais inclinados a considerar quanto vale tudo isso. Esta é uma ação consciente e um processo de pensamento por parte deles, sem mencionar que um pagamento mensal via cheque pode parecer bastante caro para eles em algum momento.
Por outro lado, pagamentos eletrônicos – e mais especificamente, pagamentos eletrônicos semanais – são muito mais benéficos para sua agência de marketing digital. Eles são fáceis, especialmente quando você tem a opção de pagamento automático.
Pegar um pequeno pedaço com pagamento automático eletrônico toda semana não parecerá tão excessivo ou extravagante em comparação com um cheque grande e gordo todos os meses.
10. Sempre pense a longo prazo
Haverá casos em que seus clientes atrasarão seus pagamentos ou talvez oferecerão um acordo que pode ser menor do que você normalmente faria. Claro, você não deve ter o hábito de ficar abaixo do seu valor, mas se o cliente em questão é alguém com quem você já tem uma boa experiência, será bom a longo prazo encontrá-lo na metade do caminho de tempos em tempos.
Eles acharão você ainda mais agradável para trabalhar e enviarão as referências necessárias para você, o que fará com que a situação atual valha a pena no final.
O mundo dos negócios e do marketing digital não é tudo preto e branco. Encontre sua pequena área cinzenta onde você pode se estabelecer como uma autoridade.
No momento, a internet tem mais de 1,1 bilhão de sites operando em mais de 271 milhões de domínios únicos. Esse é um número quase insondável de páginas competindo por uma quantidade finita de tráfego, visualizações e cliques.
Se você está recebendo seu quinhão deles, parabéns – você está no caminho certo. Mas apenas atrair visitantes ao seu site não é suficiente, principalmente se você estiver administrando qualquer tipo de negócio.
Não, você precisa converter esses visitantes assim que eles chegarem ao seu site. E você precisa fazer isso de forma eficaz e eficiente.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é implementando uma estratégia de otimização da taxa de conversão (CRO).
Se você fizer isso corretamente, não apenas melhorará a qualidade dos leads, mas também aumentará a receita e reduzirá o custo de aquisição de clientes. Em outras palavras, isso o ajudará a crescer.
Neste artigo, vamos nos aprofundar no CRO, discutir por que você deve se preocupar com isso e fornecer algumas práticas recomendadas para maximizar sua taxa de conversão.
A otimização da taxa de conversão é o processo sistemático de aumentar a porcentagem de usuários e visitantes que realizam uma ação específica em seu site, canais sociais ou outras campanhas de marketing online.
Para melhorar com sucesso sua taxa de conversão, você deve entender profundamente seus usuários. Você precisa entender como eles navegam em seu site, interagem com seu conteúdo e, finalmente, agem.
Exemplos de conversões
As conversões podem ser várias coisas, mas algumas das mais comuns são:
Fazendo uma compra.
Preenchendo um formulário.
Inscrevendo-se para um boletim informativo.
Adicionando um produto ao carrinho de compras.
Clicando em um link.
Baixando um pedaço de conteúdo.
Transformando um cliente ocasional em um cliente regular.
Em outras palavras, uma conversão pode ser qualquer ação realizada por um usuário que resulte na coleta de informações dele, na realização de uma venda ou na obtenção de informações sobre como ele interage com suas campanhas.
Principais benefícios da otimização da taxa de conversão
Ok, você pode estar dizendo agora, eu entendo a importância do CRO como parte geral de uma estratégia de marketing digital, mas o que isso tem a ver com SEO?
Muito, na verdade, tanto para profissionais de SEO quanto para as empresas para as quais trabalham.
Alguns dos benefícios do CRO incluem:
Maior envolvimento do usuário
A otimização da taxa de conversão melhora a maneira como os visitantes interagem com seu site e em suas campanhas, levando a um melhor engajamento e, por fim, a conversões.
Um aumento nas métricas de engajamento pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho de suas campanhas e o que leva os usuários a agir.
Melhor ROI
O CRO leva a taxas de conversão mais altas, o que significa que você está obtendo mais retorno pelo seu investimento em marketing.
Ele permite que você consiga mais clientes sem necessariamente gerar mais tráfego ou aumentar seu orçamento de marketing.
Informações valiosas do usuário
O processo de CRO exige que você desenvolva uma melhor compreensão do seu público. E isso, por sua vez, melhora seus esforços e conteúdo gerais de marketing.
Ele ajuda você a estar melhor preparado para alcançar os tipos certos de clientes com a mensagem certa no momento certo.
Confiança aprimorada do cliente
Muitas conversões exigem que os usuários forneçam suas informações de contato (endereço de e-mail, nome, número de telefone etc.) em troca de conteúdo como um e-book ou informações sobre seus serviços.
Mas antes que eles estejam dispostos a entregar suas informações, eles precisam confiar em seu site. O CRO ajuda você a construir a confiança do cliente e deixa uma impressão positiva nos clientes em potencial.
Escalabilidade
Mesmo os maiores mercados têm apenas um conjunto finito de clientes em potencial que você pode explorar – e quanto mais especializado for o seu nicho, menor será esse conjunto. O CRO permite que você aproveite ao máximo seu público existente (ou seja, tráfego) para atrair novos clientes.
Ao melhorar sua taxa de conversão, você escalará seus negócios sem ficar sem clientes em potencial.
Como calcular a taxa de conversão
Antes de podermos otimizar, precisamos primeiro discutir como chegar à sua taxa de conversão. Não se preocupe – não é necessária matemática superior.
A taxa de conversão é calculada dividindo o número de conversões pelo número total de usuários ou visitantes do site e, em seguida, multiplicando esse valor por 100 para gerar uma porcentagem.
Por exemplo, se seu site gerou 20 preenchimentos de formulário de contato e 1.000 visitantes em um mês, sua taxa de conversão seria: 20 / 1.000 = 0,02 x 100 = 2%.
Calcular sua taxa de conversão permite que você defina uma referência para o desempenho atual de sua página da web ou campanha.
Isso significa que você pode comparar os resultados de todas as alterações feitas e os resultados correspondentes gerados com sua taxa de conversão original, informando o que está funcionando – e o que não está.
O que é considerado uma taxa de conversão “boa”?
Não existe um valor único e universal que se qualifique como uma taxa de conversão “boa”. O que é considerado uma taxa de conversão “média” varia entre setores, nichos, campanhas e metas de conversão específicas.
Dependendo de quem você pergunta, no entanto, uma média global aproximada é de 1 a 4%.
Isso pode não ser necessariamente verdade para você. Na realidade, a melhor medida do que é considerado médio é calcular suas taxas de conversão passadas e atuais e compará-las com resultados futuros.
Em vez de ficar obcecado com o que é considerado uma taxa de conversão “boa” (a maioria das empresas não publica essas informações), é melhor investigar o que impulsiona seu público específico – e então entregar o valor que eles estão procurando.
O que é o processo CRO?
Agora que já resolvemos isso, vamos falar sobre o processo de CRO.
A otimização da taxa de conversão é o processo de otimizar seu site, página de destino ou campanha de marketing para melhorar a probabilidade de um usuário realizar uma ação desejada.
Esse processo de otimização é informado pelo comportamento anterior do usuário, insights do cliente e práticas recomendadas de CRO.
O processo básico é o seguinte:
Pesquisa de público
Pesquisando seu público e investigando análises anteriores de comportamento do cliente para entender no que os usuários estão interessados, com o que estão lutando e como interagem com sua marca.
Otimização
Usando esses novos insights para otimizar suas campanhas ou páginas da Web para conversões.
A maioria das mudanças de CRO não são uma só e feitas. Você vai querer medir seus ajustes em relação a diferentes componentes para ver quais realmente movem a agulha.
Por exemplo, você pode testar uma frase de chamariz versus outra para ver qual tem melhor desempenho (ou seja, tem uma taxa de conversão mais alta).
Pode ser tentador pular esta etapa, mas não o faça – isso pode levar a falsos positivos.
Digamos, por exemplo, que você alterou seu CTA como acabamos de descrever, mas também alterou as descrições de seus produtos. A qual você atribui seu aumento de vendas? O teste A/B permite que você saiba.
Medição
Use software de análise (como o Google Analytics ) para medir o sucesso de suas campanhas.
Crie metas para acompanhar as conversões e, em seguida, calcule sua taxa de conversão comparando-a com seus números de tráfego total.
Ajustes em andamento
Monitore suas análises para rastrear o sucesso (ou fracasso) de suas campanhas ou páginas da web. Faça os ajustes necessários para melhorar sua taxa de conversão.
Componentes do CRO de sucesso
O CRO é um processo abrangente que envolve vários componentes, desde o design da sua página de destino até os formulários de contato que você usa.
Uma campanha de CRO bem-sucedida requer uma análise aprofundada do seu público-alvo, vários testes para medir o desempenho e otimização contínua para garantir o máximo de resultados.
Há um número ilimitado de coisas que você pode experimentar para otimizar sua taxa de conversão. Ainda assim, ao longo desse processo, você provavelmente abordará alguns elementos principais , independentemente do setor:
Projeto
A aparência do seu site e páginas de destino desempenha um papel importante no CRO. Um design esteticamente agradável e fácil de navegar melhorará a usabilidade e facilitará a conversão dos usuários.
Ao projetar suas páginas de destino , trabalhe com um web designer que entenda o CRO e como os usuários normalmente navegam em um site.
Seu site deve ser responsivo e acessível, tornando mais fácil para os visitantes encontrarem o que desejam. Suas fontes e menus interativos devem ser facilmente lidos por qualquer pessoa.
Velocidade do site
A velocidade de carregamento rápida do site é uma parte essencial do SEO e do CRO. Quanto mais tempo demorar para o seu site carregar, maior a probabilidade de os usuários desistirem e irem para outro lugar.
Idealmente, seu site deve carregar em menos de três segundos em computadores e dispositivos móveis. Diminua os tamanhos dos arquivos de imagem e remova os elementos do site de carregamento lento para garantir um tempo de carregamento rápido. Isso por si só pode aumentar as conversões para seu site.
cópia de
A cópia da Web refere-se às palavras que os usuários lêem em seu site e páginas de destino. Redatores qualificados podem criar uma cópia que atenda às necessidades exclusivas do seu público-alvo. Não basta simplesmente escrever “de improviso” e esperar o melhor.
Este é outro lugar onde a pesquisa de audiência entra em jogo. Se você souber com o que seu público está lutando e as soluções que eles estão procurando, poderá comunicar o valor de sua oferta.
Em última análise, você está tentando convencer os usuários de que seu serviço ou produto é a melhor solução para suas necessidades.
Apelo à ação
Uma call-to-action é um apelo geralmente curto e conciso para que os usuários realizem algum tipo de ação em seu site. As frases mais vistas são coisas como “ Fale Conosco ”, “Compre Agora” e “Trabalhe Conosco”. No entanto, você pode ser tão criativo quanto quiser, desde que peça ao visitante que execute uma ação.
Por exemplo, se você sabe que seu público está interessado em uma oferta específica, seu CTA pode ser mais óbvio, como “Compre X aqui” ou “Baixe Y agora”.
Uma prática recomendada é tornar óbvio o que os usuários obterão quando clicarem em um link ou enviarem suas informações.
Navegação
A estrutura do seu site deve ser construída com o objetivo principal de facilitar a navegação do seu site para os usuários. Você deve ter um layout lógico de onde suas páginas existem em seu site e como elas interagem umas com as outras.
A maioria dos sites adota uma estrutura hierárquica, com as páginas mais importantes no menu principal e as subpáginas no menu suspenso. Idealmente, suas páginas da web não devem ser “enterradas” a mais de três cliques de distância da página inicial.
Considere como um usuário típico pode navegar em seu site. Melhor ainda, veja um relatório de detalhamento de conteúdo do seu site para ver como os usuários passam de uma página para outra.
Isso pode parecer algo como:
Casa.
Página de serviços.
Página de serviço individual.
Página de contato.
Conclusão da meta (preenchimento do formulário).
Ou, para um site de comércio eletrônico:
Casa.
Página de produtos.
Página da categoria do produto.
Página de produto individual.
Adicionar ao carrinho.
Finalização do carrinho.
Página de agradecimento.
No geral, criar um site fácil de navegar é fundamental para aumentar as conversões, construir a confiança do cliente e melhorar a fidelidade do cliente ao longo do tempo.
Formulários
Os formulários de contato são a ferramenta mais popular que os proprietários de sites usam para coletar informações do usuário, principalmente para sites de serviços e agências. Os sites de comércio eletrônico, por outro lado, podem ter páginas de produtos individuais e uma função típica de carrinho de compras.
Seus formulários de contato devem ser funcionais e fáceis de usar. Com isso, queremos dizer que os usuários devem poder enviar facilmente suas informações. Esses preenchimentos de formulário devem ser coletados em seu site para garantir um acompanhamento rápido.
Aqui estão algumas práticas recomendadas de CRO para usar formulários de contato:
Quanto menos campos, melhor (normalmente). No mínimo, você deve coletar informações que permitam acompanhar os leads prontamente. Se você deseja qualificar melhor seus leads, pode adicionar campos adicionais, como Setor ou Orçamento.
O design importa. Formulários de boa aparência geralmente equivalem a uma melhor experiência do usuário. Torne seu texto fácil de ler, use um estilo consistente e certifique-se de que o botão de envio seja clicável.
Considere a privacidade do cliente. Com a introdução do GDPR e de outras leis de privacidade do consumidor, tornou-se cada vez mais importante informar aos usuários como suas informações serão coletadas e usadas. Você deve sempre incluir um aviso de isenção de responsabilidade informando quais usuários estão assinando, como você entrará em contato com eles e se eles podem cancelar a assinatura a qualquer momento.
Como medir a taxa de conversão
Várias ferramentas quantitativas permitem coletar dados para rastrear conversões em seu site. Isso inclui ferramentas de análise geral, como o Google Analytics, ferramentas de mapa de calor do site, como Hotjar , ferramentas de funil de vendas e ferramentas de análise de formulário de contato.
Basicamente, qualquer ferramenta que permita:
Acompanhar conversões ou conclusões de metas
Veja os dados de tráfego do site (que podem ser usados para calcular suas taxas de conversão).
Ao medir sua taxa de conversão, você terá dados sobre o desempenho do seu site no passado e o desempenho atual.
Em seguida, você pode usar uma variedade de táticas de CRO para gerar ainda mais leads, clientes e receita para o seu negócio.
Práticas recomendadas de otimização da taxa de conversão – elas funcionam?
As melhores práticas de CRO são, por definição, práticas que funcionaram para empresas no passado. Isso significa que os “hacks” rápidos do CRO podem não se aplicar necessariamente ao seu negócio, nem podem ser relevantes para os negócios nos dias modernos.
Com isso em mente, as empresas devem ter cuidado ao adotar quaisquer práticas recomendadas de CRO sem a medição adequada e um entendimento profundo de seu público-alvo.
Por exemplo, é comum acreditar que alguns ajustes simples são suficientes para melhorar as conversões. Essas “dicas” geralmente incluem:
Títulos de testes A/B.
Alterando a cor dos CTAs.
Incluindo formulários de contato em todas as páginas.
Sempre adicionando depoimentos de clientes.
Oferecendo descontos.
Só porque algo funcionou para um negócio não significa que funcionará para o seu.
Sua melhor aposta é se concentrar no que está funcionando com seu público específico e, em seguida, usar sua própria criatividade para fazer ajustes que melhorarão suas taxas de conversão ao longo do tempo.
Táticas CRO incomuns
As marcas mais progressistas de hoje não estão seguindo tendências – elas estão definindo-as.
Para ficar à frente da curva, você pode adotar algumas táticas incomuns de CRO e medir seu impacto em seus negócios.
Ao mesmo tempo, fique de olho em como os usuários interagem com seu site e use esses insights para fazer ajustes ao longo do tempo.
Por exemplo, algumas tecnologias e táticas relacionadas ao CRO a serem analisadas incluem:
A essa altura, deve ficar claro: o CRO depende de monitorar cuidadosamente seus clientes, rastrear seu comportamento e como eles interagem com seu site e comparar essas informações ao longo do tempo.
E embora existam ferramentas disponíveis para medir o tráfego, o engajamento e a conclusão de metas, nenhuma estratégia de CRO funcionará para todos os sites.
Não, o que funciona para o seu site depende inteiramente do seu público-alvo, do que você está promovendo e das experiências do usuário.
Por exemplo, você não esperaria que um público-alvo de homens de classe média alta comprando sedãs de luxo se comportasse como adolescentes procurando moletons.
Assim, o que funciona para o primeiro público pode não ter impacto no segundo e vice-versa.
Mas eu prometo isso: se você ajustar seu UX, implementar testes A/B, melhorar a cópia do seu site e experimentar CTAs. Eventualmente, você encontrará a fórmula de conversão necessária.
Deseja aumentar simultaneamente as conversões da sua loja de comércio eletrônico e receber mais visibilidade nos resultados de pesquisa para atrair novos clientes?
Vejamos três maneiras poderosas e comprovadas pelas quais os principais vendedores on-line aumentam as taxas de conversão e a visibilidade da pesquisa por meio de prova social, conteúdo gerado pelo usuário (UGC) e segurança do site – e como você pode fazer o mesmo.
3 perguntas de conversão que os varejistas on-line devem responder
Quando se trata de otimização da taxa de conversão para lojas de comércio eletrônico, há três perguntas que você deve responder se quiser remover a incerteza, criar níveis mais altos de confiança e converter mais compradores em compradores.
Você precisa converter mais compradores em compradores.
Como?
Há três perguntas que os visitantes farão a si mesmos quando visitarem seu site:
Eu confio neste site ou vendedor? Os consumidores podem confiar no comerciante para entregar o produto conforme descrito, em um prazo razoável, e fornecer atendimento ao cliente, se necessário?
Eu confio neste produto? Os consumidores podem confiar na qualidade, especificações, recursos, funções e resultados do produto conforme descrito?
Eu confio nessa transação? Os consumidores podem confiar que suas informações pessoais estão seguras durante o processo de checkout? Os consumidores podem confiar que seus dados financeiros e pessoais serão protegidos?
Seu site deve remover a incerteza – o atrito que cria o abandono, respondendo às três perguntas. Isso criará níveis mais altos de confiança.
Essas três perguntas críticas de conversão podem ser respondidas de forma rápida e fácil usando o que o Shopper Approved chama de Traffic & Conversion Stack (T&C Stack).
Como os varejistas de comércio eletrônico convertem visitantes
A análise das páginas de produtos dos principais varejistas de comércio eletrônico mostra como cada um usa recursos semelhantes de construção de confiança e experiência do usuário (UX) para transmitir que o site, o produto e a transação são confiáveis e confiáveis.
Amazonas
Captura de tela da Amazon.com, outubro de 2021
Avaliações de produtos aumentam a conversão
Se você olhar sob o título do produto na lista da Amazon acima, verá os links familiares para as avaliações e comentários do produto do varejista e perguntas e respostas do produto, sempre no mesmo local. Criando um UX familiar e confiável.
As avaliações e classificações servem como prova social ou confirmação de que outras pessoas confiam no produto, bem como no vendedor que o vende.
Para entender melhor a percepção do consumidor e o valor desse UX e especificamente esses sinais de confiança, o Shopper Approved realizou uma pesquisa nacional com 600 adultos norte-americanos, durante a qual descobriu algumas descobertas interessantes sobre o valor das avaliações e o comportamento do consumidor.
61% dos consumidores consideraram as avaliações de produtos absolutamente essenciais ou muito importantes durante a fase de pesquisa do produto.
66% dos consumidores são altamente ou muito influenciados pelo número de avaliações de produtos.
72% dos consumidores são altamente ou muito influenciados pela classificação média por estrelas do produto.
O poder das perguntas e respostas para converter
Assim como as avaliações dos clientes, as perguntas postadas por clientes em potencial sobre o produto se enquadram na categoria de conteúdo gerado pelo usuário. Uma seção pesquisável de perguntas e respostas (Q&A) permite que os clientes em potencial obtenham respostas que eliminarão a incerteza e influenciarão sua decisão de comprar o produto.
Na mesma pesquisa com consumidores , o Shopper Approved validou como uma seção de perguntas e respostas pode ajudar a aumentar as conversões:
94% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto se uma pergunta e resposta estiver presente na página do produto.
75% dos consumidores acharam muito ou extremamente importante que uma página de produto contenha perguntas e respostas.
Selos de segurança visíveis aumentam a confiança
Além da prova social e do conteúdo gerado pelo usuário, a Amazon coloca um link de transação segura abaixo do botão Adicionar ao carrinho . Ao clicar neste link, você obtém a confiança e a garantia de que sua transação será segura.
Essa mesma experiência de construção de confiança é replicada dentro do Shopper Approved T&C Stack. Quando o comprador clica no selo “Transação segura” ao lado do botão Comprar agora ou Adicionar ao carrinho , ele vê um pop-up do Trust Guard que garante que o site é seguro e que foi verificado em 24 horas quanto a malware , e que o certificado SSL está ativo.
Em relação à segurança do site, a pesquisa Shopper Approved encontrou o seguinte.
88% dos consumidores são mais propensos a comprar em uma página de produto com um selo de segurança do site ou link de transação seguro pelo botão Adicionar ao carrinho .
83% dos consumidores disseram que era muito ou extremamente importante que a página de um produto exiba um selo de segurança do site ou link de transação segura pelo botão Adicionar ao carrinho .
Mais impacto quando usado em conjunto
Para criar mais confiança e maior conveniência, os consumidores preferem ver os três elementos usados juntos na página do produto.
91% dos consumidores pesquisados disseram que eram mais propensos a comprar de uma página de produto que exibia Avaliações de produtos, perguntas e respostas e um selo de transação segura em uma página de produto idêntica que não exibia.
Atualizações de trailers
Embora as principais marcas de comércio eletrônico usem um UX muito semelhante que foi testado e comprovado pela Amazon, qualquer site agora pode usar o mesmo UX de construção de confiança e alta conversão preferido por 91% dos consumidores pesquisados. E essa configuração e UX com o T&C Stack by Shopper Approved geraram uma taxa de conversão de 75%.
Captura de tela de RVupgrades.com, outubro de 2021
Home Depot
Captura de tela do HomeDepot.com, outubro de 2021
A combinação de prova social e conteúdo gerado pelo usuário da Amazon é proprietária?
Uma fórmula semelhante é usada por outros varejistas online, incluindo a Home Depot.
Abaixo do nome do produto, você verá links para o número de avaliações do produto e a seção de perguntas e respostas do produto. Embora eles não ofereçam um link de transação seguro abaixo do botão Adicionar ao carrinho , eles oferecem a opção de comprar via PayPal, que as pessoas conhecem e confiam no eBay e em outros mercados online.
Macy’s
Captura de tela do Macys.com, outubro de 2021
A Macy’s emprega duas formas de prova social em suas páginas de produtos. Eles têm o:
Link para análises de produtos abaixo do nome do produto.
Número total de clientes que compraram o produto acima do botão adicionar à sacola. Isso serve como um sinal de confiança de que a transação será segura.
Empresa de fornecimento de tratores
Captura de tela de TractorSupply.com, outubro de 2021
A Tractor Supply Company usa a área abaixo do nome do produto para oferecer prova social e conteúdo gerado pelo usuário ao lado de guias para detalhes do produto, especificações e documentos.
Abaixo do botão Adicionar ao carrinho , eles direcionam para uma página que reforça as políticas de coleta sem contato em uma de suas lojas e entrega. Embora não aumente a confiança do cliente na transação em si, aumenta a confiança no vendedor e em suas condições.
Como a confiança e as perguntas e respostas melhoram a visibilidade e o tráfego da pesquisa
“
Descobrimos que, depois de responder a uma pergunta do cliente com uma resposta que confirma que o produto é adequado, geralmente vemos um pedido em aproximadamente 75% das vezes.
“
O Google se tornou um enorme mecanismo de perguntas e respostas . Tornar as perguntas e respostas otimizadas para pesquisa mais importantes como uma ferramenta de conversão na página e uma estratégia de direcionamento de tráfego fora da página para veicular as respostas às perguntas de pesquisa na parte superior dos resultados de pesquisa.
As pessoas geralmente confiam e clicam nos principais resultados de pesquisa orgânica mais do que aqueles na parte inferior da página. E o estudo Shopper Approved descobriu que:
80% dos entrevistados disseram que, se um site respondesse a uma pergunta que eles tivessem, e esse site aparecesse no topo dos resultados de pesquisa do Google, esse site teria mais credibilidade.
E 73% disseram que seriam “altamente prováveis” ou “extremamente prováveis” de visitar esse site.
Captura de tela da pesquisa de uma pergunta específica, Google, outubro de 2021
Otimizar para palavras-chave de cauda longa na pesquisa
O conteúdo fino geralmente é ineficaz para SEO, a menos que seja otimizado para responder a uma pergunta específica e aparecer em um snippet em destaque. Quando você tem centenas ou milhares dessas perguntas e respostas de cauda longa com a marcação de esquema apropriada, você pode aumentar o tráfego de alta intenção de compra para seu site.
Por exemplo, RVupgrades dominam os resultados da pesquisa para peças específicas de RV, superando até a Amazon. Esse tipo de estratégia de pesquisa de perguntas e respostas altamente otimizada também faz parte da pilha de T&C aprovados pelo comprador.
Conteúdo fino na forma de classificações e comentários também pode ser otimizado para visibilidade em rich snippets para pesquisas de marcas e produtos.
Melhore sua alimentação
Os métodos usados pela Amazon e outras grandes marcas de varejo mencionadas acima não apenas otimizam sua loja para conversões, mas também para visibilidade nos resultados de pesquisa do Google.
Para explicar como cada parte da pilha de tráfego e conversão atende ao EAT: especialização, autoridade e confiabilidade, basta acessar a seção 2.6 (Reputação do site ou criador do conteúdo principal) nas Diretrizes do avaliador de qualidade de pesquisa do Google .
Nesta parte das diretrizes do Google, os avaliadores de pesquisa humana são instruídos a procurar as opiniões de pessoas reais sobre o site ou a pessoa/organização por trás do site. Os avaliadores são informados de que não devem basear sua decisão apenas nas informações fornecidas pelo site, mas também procurar fontes externas confiáveis de avaliações e classificações.
Como Google Review Partner, plataformas como Shopper Approved permitem que você colete avaliações de vendedores por meio de uma fonte externa confiável de clientes reais.
2.6.1 Pesquisa sobre a Reputação do Site ou Criador do Conteúdo Principal
Nesta parte das diretrizes do Google, ele afirma o seguinte:
“As lojas costumam ter avaliações de usuários, o que pode ajudar você a entender a reputação de uma loja com base nos relatos de pessoas que realmente compram lá. Consideramos um grande número de avaliações positivas de usuários como evidência de reputação positiva.”
Este é apenas mais um grande motivo para ter avaliações verificadas de clientes reais coletadas por uma fonte externa confiável. Você também pode usar serviços que distribuem suas avaliações para abrir destinos de avaliações online.
Enviar uma parte de seus clientes para deixar avaliações em plataformas de avaliações abertas garante que sua marca apareça nas principais redes de avaliações como Google, Sitejabber, Better Business Bureau e ResellerRatings. Isso também garantirá que os avaliadores de qualidade de pesquisa do Google encontrem boas avaliações da sua empresa.
4.5 Um alto nível de especialização/autoridade/confiabilidade (EAT)
Nesta parte das diretrizes do avaliador do Google, o Google discute o uso de conteúdo gerado pelo usuário no fórum e nas páginas de perguntas e respostas.
“Na verdade, alguns tipos de informação são encontrados quase que exclusivamente em fóruns e discussões, onde uma comunidade de especialistas pode fornecer perspectivas valiosas sobre tópicos específicos.”
Esse é outro motivo para adicionar uma seção de perguntas e respostas às suas páginas de produtos. Além de adicionar palavras-chave de cauda longa de alto valor para SEO ao conteúdo do seu produto, esta seção pode ajudar a estabelecer sua experiência no tópico.
Principais conclusões
Se você deseja aumentar a receita da sua loja de comércio eletrônico, considere implementar o Traffic & Conversion Stack, que responde às três perguntas críticas de conversão de confiança – os consumidores podem confiar em você, em seu produto e na proteção de suas informações pessoais?
Ao fornecer prova social, conteúdo gerado pelo usuário e prova de segurança do site, você pode garantir que os consumidores se sintam confiantes sobre sua compra e que mecanismos de pesquisa como o Google possam se sentir confiantes sobre o nível de conhecimento, autoridade e confiabilidade do seu site.
Todo mundo já pensou, pelo menos uma vez na vida, em deixar tudo para trás e se tornar freelancer: a ideia de “tornar-se e ser seu próprio patrão” é tentadora e fascinante, mas ao mesmo tempo é assustadora. O freelancer pode ser difícil e também imprevisível: você deve encontrar clientes, convencê-los a contratá-lo, certificar-se de entregar um produto que esteja dentro dos padrões exigidos e, potencialmente, manter o cliente por um longo tempo. Se ser freelance garante mais flexibilidade do que trabalhar para alguém, ao mesmo tempo, exige uma mentalidade específica, um apetite ao risco e a consciência de que, pelo menos no início, você terá que trabalhar mais do que o normal.
Hoje, o trabalho independente é cada vez mais cobiçado e cada vez mais pessoas escolhem este caminho pelos benefícios que traz em termos de gestão da vida pessoal.
De acordo com Upwork, mais de 57 milhões de americanos fazem trabalhos freelance hoje. Com base nas estatísticas do Small Business Trends, 43% da população trabalhadora dos EUA se voltará para o trabalho freelance nos próximos cinco anos. De acordo com a Forbes, então, 61% dos freelancers declararam ter escolhido se tornarem independentes por opção. Apesar dos riscos, 51% dos entrevistados em uma pesquisa promovida pela Upwork disseram que não voltariam a um emprego tradicional.
De acordo com a And Co, uma alta porcentagem de freelancers se sente menos estável financeiramente depois de deixar os ambientes de trabalho tradicionais, mas opta por continuar trabalhando como freelancer.
É indubitável que a escolha de se tornar um empreendedor vem com uma grande responsabilidade. E é indubitável que escolher ser freelancer pode ser uma grande aventura.
Portanto, se você está procurando uma agitação lateral ou realmente deseja sair do seu trabalho de 9 a 5 dias em período integral, recomendo ler este guia de cima para baixo, mas se você preferir pular, aqui está um índice que o levará diretamente a cada etapa de como iniciar sua carreira como freelancer.
9 PASSOS PARA COMEÇAR SUA CARREIRA COMO FREELANCER
Se você está considerando a ideia de começar uma carreira como freelancer, a primeira coisa que você deve saber é que construir isso pode levar algum tempo. Você pode ficar frustrado. Você pode não encontrar clientes por alguns meses. Tudo faz parte do processo natural de ser freelancer, e quanto mais rápido você fizer as pazes com isso, melhor será. Além disso, deixe-nos ajudá-lo em sua jornada, estabelecendo a base para seu negócio freelancer de sucesso.
1. DEFINA SEUS OBJETIVOS
Antes de começar a trabalhar como freelancer, você precisa definir o que deseja realizar, quais objetivos você tem em mente para você e sua empresa e o que pode ser necessário para atingir esses objetivos. Reserve um tempo para entender por que você deseja começar a trabalhar como freelancer e defina seus objetivos com base nisso:
Você quer ganhar uma renda extra mantendo seu emprego regular ou quer se mudar para uma posição de freelancer em tempo integral?
Seus objetivos devem ser tão específicos quanto possível e não precisam ser de longo prazo: você pode mudar de ideia depois de um tempo, pode decidir mudar sua carreira e precisa ter flexibilidade para revisar objetivos e ambições constantemente.
Recomendo que você estabeleça metas de curto e médio prazo, passando para as de longo prazo passo a passo: metas de curto prazo são necessárias para você começar, e metas de médio prazo são um incentivo para manter as coisas funcionando e eventualmente melhorar.
2. DEFINA SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Todos nós temos habilidades e, no caso dos freelancers, essas habilidades estão no centro de tudo. Pense nisso: se você é um bom escritor, pode oferecer serviços de redação de conteúdo. Se você conhece SEO, pode se tornar um consultor de SEO . Se você é incrível no desenho, o design freelancer pode ser sua escolha.
Se você pode ter mais de uma habilidade para usar em seu negócio de freelancer , isso é totalmente correto e recomendado: certifique-se de realmente ter essas habilidades antes de se colocar no mercado e certifique-se de que você pode usar essas habilidades se alguém solicitar seus serviços .
No mundo freelance, ter muitas competências pode ser bom e ruim : quanto mais especializado você for, melhor será.
Realisticamente, não é possível saber tudo o que existe por aí, e quanto mais você sabe, maior o risco de saber muito pouco sobre tudo.
Certifique-se de avaliar suas competências e suas habilidades e faça uma lista das que você realmente deseja usar para o seu negócio: você pode gostar de editar vídeos, mas não é tão habilidoso nisso, então deve ser melhor para sua marca e sua empresa para não mencionar isso para seus clientes ou prospects.
Você sempre pode aprender coisas novas e progredir , por exemplo, um segundo idioma . O primeiro passo ao montar um negócio de freelancer é reconhecer o que você tem e trabalhar para aprimorar esse conhecimento para proporcionar aos seus clientes uma experiência preciosa.
Depois de desenvolver suas habilidades em um nível premium, você estará realmente pronto para iniciar seu negócio freelancer e procurar seus clientes ideais.
3. IDENTIFIQUE SEUS CLIENTES IDEAIS
No início de sua carreira, pode ser difícil identificar seus clientes-alvo e você pode decidir abordar clientes de todos os tipos. Mas também é importante definir algumas regras desde o primeiro dia e trabalhar para elas:
que tipo de negócio você deseja atingir em um período de médio e longo prazo?
quais empresas podem atrair com meus serviços?
que nível de envolvimento eu quero?
Estas são três perguntas que você precisa responder o mais rápido possível porque elas ajudarão você a moldar todo o negócio : você pode acabar descobrindo que não está interessado em trabalhar com startups, mas gosta de trabalhar com indivíduos e empresas locais, ou que você preferem tarefas pontuais em vez de compromissos de longo prazo.
Não fique frustrado no início: iniciar uma carreira de freelancer é uma curva de aprendizado, e às vezes a curva é tudo menos simples de caminhar.
4. DETERMINE SUAS TAXAS
Ao planejar seu negócio como freelancer, você precisa ter uma ideia clara, ou de alguma forma clara, do preço que deseja cobrar por seus serviços. Isso o ajudará a colocar números em suas habilidades e competências e estabelecer quantos clientes você pode precisar para “sobreviver” e depois prosperar.
A maioria dos freelancers pensa que precisa se precificar com base no que seus concorrentes estão cobrando pelos mesmos serviços. Isso não pode estar mais errado: você deve sempre cobrar com base no valor que entrega, sua experiência e o que você acha que é correto para seu estilo de vida.
Não existem preços muito altos ou muito baixos, tudo depende dos clientes que você está segmentando e do serviço que você está prestando: se você puder provar que o que você faz tem valor, seus preços não serão considerados Alto. Se você tiver problemas em provar sua experiência e seus serviços não corresponderem às expectativas, provavelmente é hora de fazer alguns ajustes.
Em uma nota geral, você nunca deve subestimar ou superestimar seu valor.
Decida seus preços com base em sua experiência, seus serviços e seu valor e comprove: eles podem não ser adequados para todos, mas esse é um dos riscos de ser um freelancer.
5. CRIE SEU SITE FREELANCER
Ter um site de portfólio é muito necessário para um freelancer: para a maioria dos trabalhos de freelancer, o site não precisa ser visualmente impressionante, mas deve ser completo com informações sobre o que você faz, qual é a sua oferta, qual é o seu experiência e os clientes com quem você trabalhou ou ainda está trabalhando.
Crie exemplos do que você pode entregar para dar aos seus prospects uma ideia clara sobre você e sua empresa:
Se você é um escritor, adicione um blog ao seu site e mostre o que você pode fazer;
Se você é um designer, certifique-se de que seu site seja visualmente atraente;
Seu site deve refletir você e sua personalidade, e deve ser algo que você queira compartilhar com orgulho. Não tenha medo de se expor, atualize regularmente seu site para mostrar o que você fez e trate-o como um bebê: quanto mais você o nutre, mais empregos ele pode trazer para você.
Abrir um blog ainda é uma opção válida. Certifique-se de que seu blog reflita o que você faz e o que você pode fazer e crie conteúdo que as pessoas achem valioso e útil. Além de um site, um blog é possivelmente a melhor maneira de mostrar seu talento, não importa o seu nicho!
6. CRIE PROCESSOS E USE AS FERRAMENTAS CERTAS
Assim que você começar a montar um plano de ação, seria melhor ter todos os seus processos definidos . Isso significa que você precisa ter as ferramentas certas à mão. Você precisa saber como usá-los e, acima de tudo, precisa ser extremamente organizado desde o primeiro dia, antes mesmo de começar a ganhar dinheiro efetivamente.
Use um planejador , seja em papel ou digital, para ordenar suas tarefas. Certifique-se de dar a si mesmo uma lista de coisas para fazer todos os dias para obter resultados e evitar se perder na infinidade de coisas para fazer.
E não se esqueça de começar a usar as ferramentas certas desde o início para se tornar um freelancer melhor.
Todo o software que você usa deve facilitar sua vida, e é por isso que essa é uma parte crucial do seu negócio. A disciplina de aprendizagem faz parte de qualquer negócio de freelancer e deve ser definida desde o primeiro dia, antes mesmo de começar.
Eu recomendo o seguinte software para pessoas que estão começando sua carreira de freelancer:
Encontrar e escolher seus primeiros clientes pode ser assustador: eu não recomendo se apressar, mas nem mesmo ser muito exigente. Você precisa construir um portfólio e começar a mostrar às pessoas que você sabe como fazer as coisas e ajudá-las. Seria melhor se você construísse sua marca. Seus primeiros clientes devem ser empresas nas quais você se sente confiante, empresas que você usaria e empresas nas quais talvez não queira trabalhar no futuro, mas que o ajudarão a construir sua carreira.
Você pode optar por propostas frias ou usar um dos muitos Job Boards, onde pode oferecer seus serviços pelo preço desejado: a concorrência pode ser acirrada, mas você tem a chance de construir seu portfólio e colocar seu nome na frente de muitas pessoas .
Não aconselho trabalhar pro bono para exposição : se seu trabalho é considerado bom o suficiente para ajudar uma empresa, significa que é bom o suficiente para você ser pago.
Eu recomendo que você coloque seu nome na frente de tantas pessoas quanto possível: construir seu próprio site e mostrar o que você pode fazer provou ser uma das maneiras mais eficazes de encontrar clientes, mesmo os primeiros clientes.
As empresas querem ter provas do que estão comprando e, dessa forma, você está dando a elas a prova perfeita que desejam.
8. APRENDA A VENDER SUA EXPERIÊNCIA
Se você deseja iniciar uma carreira de freelancer, saber se vender é imperativo. Com 57 milhões de freelancers nos Estados Unidos, você precisa se apresentar de uma maneira que demonstre suas habilidades e por que você é a melhor pessoa para uma empresa específica.
Idealmente, você deve ser capaz de usar a mesma estratégia usada pelas startups para o pitch de elevador: uma frase pode ser suficiente para dizer ao mundo quem você é.
Você deve sempre ser capaz de responder a estas três perguntas: Quem é você? O que você faz? O que você quer?
Aqui está um exemplo:
“Oi, meu nome é Allison. É tão bom conhecê-lo! Sou um gerente de SEO especializado em supervisionar lançamentos de iniciativas bem-sucedidas do começo ao fim. Junto com meus 5 anos de experiência profissional, recentemente recebi meu MBA com foco em UX. Acho o trabalho que sua equipe de SEO faz interessante e revigorante – adoraria a oportunidade de colocar minha experiência para trabalhar para sua empresa. Você se importaria se eu marcasse uma ligação rápida na próxima semana para falarmos sobre as próximas oportunidades de freelancer em sua equipe?”
Este breve texto responde perfeitamente às perguntas acima:
Quem é Você? – Oi, meu nome é Allison. É tão bom conhecê-lo!
O que você faz? – Sou gerente de SEO especializado em supervisionar lançamentos de iniciativas bem-sucedidas do começo ao fim. Junto com meus 5 anos de experiência profissional, recentemente recebi meu MBA com foco em UX.
O que você quer? – Acho interessante o trabalho que sua equipe de SEO faz — adoraria ter a oportunidade de colocar minha experiência a serviço da sua empresa.
Chamada à ação – Você se importaria se eu marcasse uma chamada rápida na próxima semana para falarmos sobre as próximas oportunidades de freelancer em sua equipe?
Além dessa estratégia de cold call, uma maneira de se apresentar adequadamente é construindo sua marca: use suas habilidades para criar algo, mostre isso para o maior número de pessoas possível e use isso como seu discurso de elevador.
9. DEFINIR LIMITES
É imperativo que, assim que você começar a planejar sua carreira de freelancer, você também estabeleça limites: nunca misture sua vida pessoal com seu negócio de freelancer e certifique-se de considerar sua carreira de freelancer da mesma forma que você considera um trabalho diário em um escritório. Certifique-se de nunca borrar as linhas entre casa e trabalho: é importante reconhecer que você pode precisar de muito tempo, no início, para ter certeza de que seu negócio começará com o pé direito, mas ao mesmo tempo, você precisa encontrar uma maneira de não se sobrecarregar e, principalmente, de não misturar trabalho e vida.
Defina quando você deseja estar disponível para seus clientes , a que horas é razoável parar de verificar os e-mails quando é hora de dizer pare e mude do modo de trabalho para o pessoal. Pode ser difícil inicialmente, mas é algo necessário: o burnout freelancer é algo que todo freelancer experimenta pelo menos uma vez, mas você precisa ter certeza de que criou as condições para evitá-lo o máximo que puder.
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